Proposta de redação dos 3º anos

TEMA: A falta de liderança para a consistência das reivindicações populares.

TEXTOS MOTIVADORES:
  • Texto 1

A passeata
Tinha punk de moicano e playboy de mocassim. Patricinha de olho azul e rasta de olho vermelho. Tinha uns barbudos do PCO exigindo que se reestatize o que foi privatizado e engomados a la Tea Party sonhando com a privatização de todo o resto. Tinha quem realmente se estrepa com esses 20 centavos e neguinho que não rela a barriga numa catraca de ônibus desde os tempos da CMTC. (Neguinho, no caso, era eu). Tinha a esperança de que este seja um momento importante na história do país e a suspeita de que talvez o gás da indignação, nas próximas semanas, vá para o vinagre.
[...]
"Por que você tá aqui no protesto?", perguntou a repórter do "TV Folha" a uma garota na manifestação do dia 11: "Olha, eu não consigo imaginar uma razão para não estar aqui, na verdade", foi sua resposta. Corrupção, impunidade, a PEC 37, o aumento dos homicídios, os gastos com os estádios para a Copa, nosso IDH, a qualidade das escolas e hospitais públicos são todos excelentes motivos para que se saia às ruas e se tente melhorar o país --mas já o eram duas semanas atrás: por que não havia passeatas? [...]será porque agora o Facebook e o Twitter facilitam a comunicação?
Se as dúvidas sobre as motivações --que brotam do solo minimamente sondável do presente-- já são grandes, o que dizer sobre o futuro do movimento? Marchará ou murchará? Caso cresça: conseguirá abaixar a tarifa? E, no longo prazo, terá alguma relevância? 
[...]
Não tenho a menor ideia, estou mais confuso que o Datena diante da enquete, mas num país injusto como o nosso, em que a única certeza parecia ser a de que, aconteça o que acontecer, o Sarney estará sempre no poder, as dúvidas dos últimos dias são muitíssimo bem-vindas." 
Antonio Prata - Escritor

  • Texto 2

  • Texto 3


  • Texto 4


  • Texto 5


  • Texto 6


  • Texto 7



Atributos para a realização de uma boa redação

Categoria Avaliação
Adequação Linguagem oral - Nem sempre a linguagem que você usa  1
quando está conversando pode ser passada no texto, bem 
como gírias.
Estrutura Frases confusas e desconexas. Não faça períodos longos. 2
Palavras repetidas  - Evite as repetições (troque-as por sinônimos) 3
Faltou elemento de coesão. 4
Uso de clichês - aquelas expressões bem conhecidas, como "colocar tudo em pratos limpos" ou fechar com chave de ouro" - devem ser evitadas na redação, de gênero dissertativo. 5
Panfletagem e radicalização– Redações que instruem o leitor com  6
frases como “Devemos nos unir” ou “Vamos reciclar o planeta”. 
“Todos deputados são corruptos. “Esse tipo de gente merece ser 
Desenvolvimento exterminado”. Nada como um texto equilibrado. Posicione-se, 
mas sem exagero.
Não use expressões como eu acho, eu penso, para mim ou quem sabe, 7
pois são expressões que não afirmam (hipóteses).
Ao desenvolver a  Não fundamente fatos que não sejam de domínio público. 8
argumentação, faça  Excesso de informações - Uma grande quantidade de informações  9
conexão entre os  pode prejudicar a coesão do texto, com dados que mais 
parágrafos, para que haja confundem do que explicam. Seja seletivo nos dados e use os 
coesão. argumentos corretos.
Citações  bem empregadas podem enriquecer o texto, mas devem  10
Procure focalizar o ser usadas com bastante cuidado. Evite aquelas expressões 
assunto numa só ótica, batidas como “Só sei que nada sei”, de Sócrates (adágios populares).
para não desenvolver Coerência e clareza – A coerência diz respeito ao ponto de vista e  11
um texto com visão à progressão dos argumentos. Vocabulário (uso impreciso).
paradoxal. Repertório amplo – Para lidar com qualquer assunto que possa  12
ser pedido na redação, é fundamental ampliar a sua relação com 
o mundo e o seu repertório cultural e linguístico por meio de 
reflexão pessoal.
Aspectos Gramaticais Redundância 13
Regência nominal e verbal. 14
Concordância verbal e nominal. 15
Acentuar vocábulos - Não coloque bolinhas sobre o "i" e "j". 16
Erros de Ortografia, não abrevie o vocábulo, tem de ser redigido em 17
sua extensão. Erro de divisão silábica.
Pontuação e crase; Expressões explicativas: a saber, ou melhor, quer dizer. 18
Expressão Onde – Não empregue ONDE como sinônimo de EM QUE, NO
QUAL, ou até mesmo DE QUE. O  ONDE só pode ser empregado  19
nessa função quando substitui uma palavra que indica lugar.
Palavras– Use as palavras certas nos lugares certos. 20
Apresentação visual Aspecto visual – qualidade da letra, margem, espaços entre as  21
palavras, legibilidade, rasuras, dificuldade de leitura e início de parágrafo
letra maiúscula.

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