TEMA: A falta de liderança para a consistência das reivindicações populares.
TEXTOS MOTIVADORES:
- Texto 1
A passeata
Tinha punk de moicano e playboy de mocassim. Patricinha de olho azul e rasta de olho vermelho. Tinha uns barbudos do PCO exigindo que se reestatize o que foi privatizado e engomados a la Tea Party sonhando com a privatização de todo o resto. Tinha quem realmente se estrepa com esses 20 centavos e neguinho que não rela a barriga numa catraca de ônibus desde os tempos da CMTC. (Neguinho, no caso, era eu). Tinha a esperança de que este seja um momento importante na história do país e a suspeita de que talvez o gás da indignação, nas próximas semanas, vá para o vinagre.
[...]
"Por que você tá aqui no protesto?", perguntou a repórter do "TV Folha" a uma garota na manifestação do dia 11: "Olha, eu não consigo imaginar uma razão para não estar aqui, na verdade", foi sua resposta. Corrupção, impunidade, a PEC 37, o aumento dos homicídios, os gastos com os estádios para a Copa, nosso IDH, a qualidade das escolas e hospitais públicos são todos excelentes motivos para que se saia às ruas e se tente melhorar o país --mas já o eram duas semanas atrás: por que não havia passeatas? [...]será porque agora o Facebook e o Twitter facilitam a comunicação?
Se as dúvidas sobre as motivações --que brotam do solo minimamente sondável do presente-- já são grandes, o que dizer sobre o futuro do movimento? Marchará ou murchará? Caso cresça: conseguirá abaixar a tarifa? E, no longo prazo, terá alguma relevância?
[...]
Não tenho a menor ideia, estou mais confuso que o Datena diante da enquete, mas num país injusto como o nosso, em que a única certeza parecia ser a de que, aconteça o que acontecer, o Sarney estará sempre no poder, as dúvidas dos últimos dias são muitíssimo bem-vindas."
Antonio Prata - Escritor
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- Texto 3
- Texto 4
- Texto 5
- Texto 6
- Texto 7
Atributos para a realização de uma boa redação
Categoria | Avaliação | |
Adequação | Linguagem oral - Nem sempre a linguagem que você usa | 1 |
quando está conversando pode ser passada no texto, bem | ||
como gírias. | ||
Estrutura | Frases confusas e desconexas. Não faça períodos longos. | 2 |
Palavras repetidas - Evite as repetições (troque-as por sinônimos) | 3 | |
Faltou elemento de coesão. | 4 | |
Uso de clichês - aquelas expressões bem conhecidas, como "colocar tudo em pratos limpos" ou fechar com chave de ouro" - devem ser evitadas na redação, de gênero dissertativo. | 5 | |
Panfletagem e radicalização– Redações que instruem o leitor com | 6 | |
frases como “Devemos nos unir” ou “Vamos reciclar o planeta”. | ||
“Todos deputados são corruptos. “Esse tipo de gente merece ser | ||
Desenvolvimento | exterminado”. Nada como um texto equilibrado. Posicione-se, | |
mas sem exagero. | ||
Não use expressões como eu acho, eu penso, para mim ou quem sabe, | 7 | |
pois são expressões que não afirmam (hipóteses). | ||
Ao desenvolver a | Não fundamente fatos que não sejam de domínio público. | 8 |
argumentação, faça | Excesso de informações - Uma grande quantidade de informações | 9 |
conexão entre os | pode prejudicar a coesão do texto, com dados que mais | |
parágrafos, para que haja | confundem do que explicam. Seja seletivo nos dados e use os | |
coesão. | argumentos corretos. | |
Citações bem empregadas podem enriquecer o texto, mas devem | 10 | |
Procure focalizar o | ser usadas com bastante cuidado. Evite aquelas expressões | |
assunto numa só ótica, | batidas como “Só sei que nada sei”, de Sócrates (adágios populares). | |
para não desenvolver | Coerência e clareza – A coerência diz respeito ao ponto de vista e | 11 |
um texto com visão | à progressão dos argumentos. Vocabulário (uso impreciso). | |
paradoxal. | Repertório amplo – Para lidar com qualquer assunto que possa | 12 |
ser pedido na redação, é fundamental ampliar a sua relação com | ||
o mundo e o seu repertório cultural e linguístico por meio de | ||
reflexão pessoal. | ||
Aspectos Gramaticais | Redundância | 13 |
Regência nominal e verbal. | 14 | |
Concordância verbal e nominal. | 15 | |
Acentuar vocábulos - Não coloque bolinhas sobre o "i" e "j". | 16 | |
Erros de Ortografia, não abrevie o vocábulo, tem de ser redigido em | 17 | |
sua extensão. Erro de divisão silábica. | ||
Pontuação e crase; Expressões explicativas: a saber, ou melhor, quer dizer. | 18 | |
Expressão | Onde – Não empregue ONDE como sinônimo de EM QUE, NO | |
QUAL, ou até mesmo DE QUE. O ONDE só pode ser empregado | 19 | |
nessa função quando substitui uma palavra que indica lugar. | ||
Palavras– Use as palavras certas nos lugares certos. | 20 | |
Apresentação visual | Aspecto visual – qualidade da letra, margem, espaços entre as | 21 |
palavras, legibilidade, rasuras, dificuldade de leitura e início de parágrafo | ||
letra maiúscula. |
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